Toninho Horta no Festival de Artes e Leitura de Petrópolis - 2015
Público no Festival de Artes e Leitura de Petrópolis - 2015

Sobre o projeto

Em junho de 1990, com o objetivo de revelar ao grande público a essência do autor e o seu compromisso de realizar-se na obra, surge o projeto Quinta Oito e Trinta Encontro com a Música Brasileira. De início, no período de junho a novembro de 1990, sua sede era o Espaço Alternativo do Esporte Clube Iguaçu, um salão de festas improvisado para receber os eventos e, por isso, o projeto alterava o seu nome. De novembro de 1990 a outubro de 1992, o palco transferiu-se para o Teatro Procópio Ferreira, em busca de um local mais aconchegante e mais amplo para atender a demanda do público, que aumentava a cada evento.

Sempre com a participação de artistas locais, com espaço garantido para tocarem suas obras inéditas, o Quinta Oito e Trinta revelava ao público o desejo que renomados artistas carregavam consigo de se encontrarem intimamente com o seu público que vive em lugares que expressam, através das diferenças, da diversidade de expressão da população, as nuances da complexa e bela geografia cultural brasileira.

O Quinta Oito e Trinta, após realizar em 1993 cinco shows na Praça José Hipólito de Oliveira, com entrada franca para a população, inspirou o então prefeito de Nilópolis, Neca, a convidar Nelson Freitas e seu parceiro Silvério Lazaroni a realizar o projeto Som na Praça.

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