Sobre o projeto
De 12 a 17 de julho de 2016, o Espaço Tom Jobim foi a “Capital das Artes e da Leitura do Rio de Janeiro”. Durante seis dias consecutivos, o público presente participou de um evento que aliou entretenimento à produção de conhecimento.
O Festival Arte Natural reuniu renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional e regional para construir e compartilhar conhecimento. Público e artistas foram coautores de um processo único de criação que se fez presente no festival. Foram cinco atividades de pensamento (mesas de debates), 12 apresentações de contadores de histórias, duas peças de teatro infantil, um espetáculo circense, três shows musicais e quatro oficinas de criação artística.
Divertir-se e, ao mesmo tempo, trocar ideias, relacionar fatos, experimentar e vivenciar o universo mágico das artes e da leitura com acesso gratuito em todas as atividades. O Festival Arte Natural 2016 foi realizado no Espaço Tom Jobim, um equipamento cultural formado pelo Teatro Tom Jobim, com duas salas em anexo, e a Casa do Acervo.
O Teatro, considerado em 2013 pela revista Época como o melhor teatro da cidade do Rio de janeiro, tem uma produção cultural proativa na cidade do Rio de Janeiro, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, além de eventos como conferências e simpósios. Já a Casa do Acervo, além de guardar o acervo completo de Tom Jobim, mantém uma exposição permanente com fotos, partituras originais, objetos pessoais e vídeos de alguns espetáculos do grande compositor.